Afro-Reflexões é o título de um livro fascinante do Historiador e Teólogo Walter Passos. Neste livro, o leitor pode encontrar os mais diversos assuntos sobre africanidade e contemporaneidade.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Sonhos Refeitos: Todo Astronauta Já Sonhou Ser Criança.



Talvez a parte mais difícil seja essa. Suportar estar numa centrifugadora, girando em altissima velocidade, até vomitar, suar frio, ter elevado seus batimentos cardiacos, gritar desesperadamente e então ficar inconsciente por vários minutos. Isso não é uma escolha, é parte essencial da preparação para ir ao espaço.

Na noite anterior, antes desse feito, cada aspirante a astronauta, sentado sozinho em seus aposentos sorri, enquanto olha o céu estrelado do Centro Espacial Lyndon B. Johnson, ao lembrar de como respondia eufórico aquela inevitável pergunta: O que você quer ser quando crescer?

Longe de apenas colocar uma traje branco, ir num foguete e passear pelo espaço vendo estrelas e cometas, os candidatos a astronautas precisam treinar cerca de uma década antes de realizar suas ambições. O treinamento cobre cerca de 230 temas em quase 1.600 horas de estudo. Os aspirantes a astronautas treinam em jatos, simuladores, piscinas e em salas de aula.

Além disso, precisam mergulhar várias vezes numa profundidade de 7 mil metros para sentir a "ausência de peso" e consertar cópias das partes do ônibus espacial embaixo d´água por oito horas ininterruptamente.

Na manhã seguinte, nosso solitário astronauta ainda reflete sobre sua infância e busca se concentrar nas suas atividades matinais. Ao chegar no lugar do temido treinamento, lembra de como gostaria que tudo fosse igual a seus sonhos de criança, desenhados em giz de cera, mas não é. O sol deixou de ser um circulo amarelo sorridente, para ser uma concetração astronômica de energia, milhares de vezes maior que a terra, ardente em hidrogênio e hélio. A roupa deixou de ser como um macação e um capacete de aquário.

Então, foi nesse momento que ele percebeu. Ele havia crescido e deixado de ser criança. E embora entendesse de tudo ao seu redor, não havia despertado em si a coragem necessária para vivenciar o seu sonho. Foi então, que tudo fez sentido. Nosso astronaura percebeu que sonhar exige coragem, perseverança e disciplina. Quando criança, seu sonho visto com um olhar de criança. Agora adulto, seu sonho é mais complexo. Mas não é diferente, e ele está pronto a realizá-lo.

Ao entrar na centrifugadora, ela pensa no giz de cera e no seu sonho realizado.

Um comentário:

  1. Adoro seus escritos, são permeados de uma sensatez e uma concisão riquissimas.

    Que a concretização dos vossos sonhos esteja cada vez mais proxima.

    Te amo!

    ResponderExcluir